Lodo de ETA

28 de setembro de 2021
28 de setembro de 2021 ace

Lodo de ETA

Lodo de Estação de Tratamento de Água

Estação de Tratamento de Água

Na sua forma mais comum, o lodo das estações de tratamento de água é basicamente o produto da coagulação da água bruta, para remoção de cor e turbidez com sais de alumínio e ferro.

Então, fica a principal pergunta:

  • Como remover mais lodo e menos água durante a clarificação?
  • Uma vez que o lodo assente, qual é a maneira mais eficiente de removê-lo?

 

Dependendo da:

  • natureza físico-química da água bruta,
  • da eficiência hidráulica das unidades de processo e
  • do tipo e dose de coagulante aplicado,                                                                                                 entre 60% e 95% do lodo gerado é acumulado nos tanques de decantação (flotação) e o restante nos filtros.

 

O tratamento dos lodos de uma ETA visa obter condições adequadas para sua disposição final, como obter um estado sólido, ou semi-sólido.

 

A conduta atualmente empregada é a remoção contínua de lodos dos tanques de decantação, isto é:

  • com utilização de equipamentos automatizados,
  • com operação definida em função da quantidade do inventario da massa de lodo no decantador,                                                                                                                                                  Assim, é obtido melhor rendimento no adensamento e concentração de retirada.

 

Tipos de Removedores de Lodo para ETA

Devido ao espaço limitado e à acessibilidade, a remoção eficaz de lodo sedimentado sob os decantadores de alta taxa, com ou sem módulos tubulares tem sido um desafio para os fabricantes e engenheiros de projeto.

Poucos fornecedores ainda no Brasil possuem experiência na modelagem adequada da funcionabilidade e automatismo do equipamento a ser fornecido, de forma a assegurar um menor tempo diário de operação e a efetiva retirada do lodo formado.

Experiência internacional atual recomenda que, para os removedores de lodo por sucção, dois tubos coletores é melhor que equipamento com um só tubo coletor. Isto permite um maior equilíbrio hidráulico na remoção.

Devido ao ambiente agressivo pelos produtos químicos utilizados, a durabilidade do removedor de lodo é aprimorada com uma construção totalmente em aço inox.

 

Lodos extraídos da etapa de separações:

A quantidade de lodo dependerá da natureza da água e das técnicas de separação utilizadas.

Em média, representará entre 0,5 e 2% do volume processado. Se o lodo não puder ser encaminhado para o sistema de esgoto urbano, seu tratamento in situ deve ser considerado usando as melhores técnicas de espessamento e desidratação.

O lodo normalmente é seco antes de ser transportado, pois o maior volume de lodo úmido torna o transporte muito mais caro. Este processo de secagem é conhecido como desidratação ou espessamento. O lodo de alumínio é difícil de engrossar, mas vários dispositivos foram desenvolvidos para engrossar o lodo. O tratamento do lodo para auxiliar no espessamento é conhecido como condicionamento do lodo.

 

OO lodo condicionado, pode ser desidratado em uma lagoa, leito de secagem ou um de vários outros dispositivos.

Outros processos usados ​​para desidratar lodo incluem filtros-prensa, filtro-prensa de correia, centrífugas e filtros a vácuo.

Esses processos resultam em lodo com teor de sólidos variando de 30 a 50%.

 

 

 

 

O lodo removido, como resíduo sólido, deve ser descartado adequadamente.

Há várias aplicações bem sucedidas com o uso na construção civil, entre outras.

,

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Precisa de ajuda?