IBEROSPEC Environmental Technologies instalou difusores planos AEROSTRIP® de alta eficiência em quatro estações de tratamento na Comunidade Valenciana.
As administrações compartilham objetivos de desenvolvimento sustentável e promovem ações destinadas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e pegada de carbono.
Nestas quatro ETAR, os reatores biológicos foram reabilitados com difusores planos de alta eficiência AEROSTRIP®, distribuídos em Espanha e Portugal com exclusividade pela IBEROSPEC.
A ETAR de San Antonio,
é de propriedade da Entidade Pública de Saneamento de Águas Residuais (EPSAR), sendo operada pela Global Omnium SL. Além disso, representou um desafio adicional devido à sua acentuada sazonalidade.
Situada numa zona de tradição vitivinícola, na época da vindima os fluxos e principalmente a carga multiplicam-se no que diz respeito ao resto do ano.
Por esta razão, a instalação teve que ser projetada para lidar com os dois cenários e foram propostas tubulações independentes para alimentar os pares de difusores. Desta forma, foi conferido à instalação uma grande versatilidade operacional.
Um total de 74 difusores AEROSTRIP® do tipo Q-4.0 foram instalados. O operador tem flexibilidade para abrir ou fechar linhas intercaladas dependendo das necessidades de oxigênio da planta em cada época do ano.
O sistema de aeração entrou em operação em abril 2021 e após a primeira safra, o desempenho dos difusores tem sido muito satisfatório. Portanto, resolveu as deficiências das campanhas anteriores.
As ETAR de Losa del Obispo e Calles,
cujo proprietário é o Conselho Provincial de Valência, são muito semelhantes, operadas pela EGEVASA. Com praticamente os mesmos reatores que incorporam dois decantadores cônicos em seu interior. Nessas duas plantas de tratamento, foram instalados 16 difusores AEROSTRIP® tipo Q de 4 e 3,5 metros, respectivamente.
Na ETAR de Rótova,
operada pela EGEVASA, foram instalados difusores AEROSTRIP® tipo Q de diferentes tamanhos. Isto para adaptar a instalação à peculiar geometria hexagonal do reator biológico, garantindo uma distribuição adequada do ar sem zonas mortas.
Montagem e eficiência de difusores
A montagem deste tipo de difusores é muito simples graças aos seus elementos de ligação roscada e fixações rápidas no fundo do tanque. Desta forma, se reduz consideravelmente os tempos de execução deste tipo de instalação.
Graças à sua alta eficiência e baixo perfil (apenas 5 cm, fixo ao solo) o difusor AEROSTRIP® maximiza o contato ar-água em toda a coluna de líquido, obtendo uma alta transferência de oxigênio (SOTE).
Além disso, sua membrana de poliuretano permite que sejam feitas perfurações de menor diâmetro, gerando bolhas de ar menores que são mais facilmente transferidas para a água do reator biológico.
O projeto dos difusores planos AEROSTRIP® tem dois tipos de corpo, aço inoxidável AISI-316-Ti e PVC, normalmente usados para montagem em estações de tratamento de água industriais e municipais, respectivamente. Em ambos os casos, o difusor permanece totalmente preso ao fundo do tanque, maximizando a submersão e, portanto, a coluna de água aerada.
O fabricante austríaco AQUACONSULT fabrica o difusor AEROSTRIP® há mais de 35 anos e possui mais de 2.000 referências instaladas em estações de tratamento de água em mais de 50 países ao redor do mundo. A membrana de Poliuretano e a qualidade dos materiais ajudam este difusor a durar mais de 15 anos, mantendo seu desempenho de aeração e transferência praticamente intacto.
Fonte: Fornecimento através de IBEROSPEC Environmental Technologies