As duas maiores estações de tratamento de águas residuarias na região em torno de Copenhagen serão no futuro completamente convertidas em difusores de bolhas finas da empresa austríaca AQUACONSULT. Isso significa que a partir de maio de 2025 as águas residuarias da capital dinamarquesa serão completamente tratados por difusores AEROSTRIP®, de maior eficiência. Uma economia de energia considerável será alcançada.
Os difusores AEROSTRIP® faz parte de um enorme projeto de retrofit das principais estações de tratamento de águas residuarias na área da Grande Copenhagen. A partir de junho de 2022, 9.660 difusores de tiras da AQUACONSULT serão instalados nas maiores plantas da região, Lynetten e Damhusaen. Acima de tudo, tratando as águas servidas de 1,4 milhão de pessoas. Todas as águas residuarias da capital dinamarquesa estarão assim sendo aeradas por AEROSTRIP® fase final de expansão.
A história de sucesso começou em 2015 na estação de tratamento de AVEDORE, no sul de Copenhaguen: a ETE projetada para 300.000 habitantes equivalentes, já estava equipada com 1.600 difusores planos AEROSTRIP® – com grande sucesso.
“Nossos AEROSTRIP® foram capazes de alcançar uma redução no consumo de eletricidade de aproximadamente 40 por cento em comparação com os aeradores supericiais anteriormente instalados, o que corresponde a aprox. 2.000.000 kWh por ano”, diz Gerald Glaninger, gerente de vendas da AQUACONSULT.
Pelas boas experiências em Avedore, a empresa operadora BIOFOS também contou com a tecnologia austríaca para as duas estações de tratamento de maiores, Lynetten e Damhusaen. Espera-se agora que isso resulte em mais economias significativas de energia na região.
Planta de Lynetten para 1 milhão PE
Planta de Damhusaen para 350.000 PE
Todas as três plantas tem projetos tipo valo de oxidação, em que o liquido é movimentado e aerado por rotores gigantescos. “Os difusores de tiras são colocados diretamente no fundo do tanque e exatamente nesse cenário, eles são altamente eficientes”, explica Glaninger. A grande economia obtida com a instalação dos difusores AEROSTRIP® em estações de tratamento de águas residuarias, seja em projetos novos ou de retrofit, confirmam para a BIOFOS S/A a segurança também em Copenhague.
Um bilhão de coroas dinamarquesas para o primeiro subprojeto ( 140 milhões de dólares)
O principal objetivo do projeto, no entanto, é abrir espaço para mais águas residuarias que possam ser tratadas em menor tempo. Isso envolverá a aceleração do processo de tratamento nos três efluentes das estações de tratamento da BIOFOS – “sem comprometer a qualidade do tratamento”, como a empresa enfatizou na início do projeto.
A área metropolitana ao redor de Copenhaguen também continuaria a crescer, significando que mais e mais águas residuarias teriam que ser tratadas antes de serem despejadas no Dinamarquês Sund.
As estações de tratamento de efluentes precisam acompanhar os grandes volumes de água futuro, mais de um bilhão de coroas dinamarquesas (mais de 134 milhões de euros) serão investidos até 2027, e as partes contratantes anunciadas. Na verdade, um total de cinco fases do projeto são para garantir que as águas residuarias da região metropolitana possam ser tratadas de forma mais abrangente e eficiente até 2045.
As três estações de tratamento em causa, Avedore, Damhusaen e Lynetten, serão equipado com cerca de 11.000 AEROSTRIP® uma vez que a expansão da conversão esteja completa. “Isso significa que futuramente os difusores de tiras da AQUACONSULT irão promover a aeração de todo o esgoto da cidade de Copenhagen”, confirma Peter Dalgaard, gerente de projetos da empresa dinamarquesa BioMizing, que responsável por uma parte significativa do megaprojeto em Copenhague.
Graças ao seu incansável trabalho de vendas e nossos constantes esforços para produzir os melhores difusores do mundo, conquistamos muitos projetos no passado recente.
Representando muitos grandes projetos, examinamos mais de perto as estações de tratamento de águas residuarias de Copenhague.
Estamos muito felizes em poder contribuir significativamente para a redução nas emissões de CO2 com nossos AEROSTRIP® altamente eficientes e sobre o sucesso comercial que uma orientação para sistemas de aeração sustentáveis traz.