Em continuidade com nossos artigos semanais sobre Pré-Tratamento com Peneiramento Adequado, chegamos à nossa terceira parte do artigo. Hoje, nos aprofundaremos um pouco nas informações sobre os modelos de Peneiras Automáticas disponíveis para aplicação em pré-tratamento. Vamos lá?
Tipos de Peneiramento utilizado
-
Peneiras com parafuso transportador
A tela de parafuso espiral (figura acima) pode ser usada para proteção de blindagem grosseira de 6 mm, comumente até uma capacidade de 8 MGD, e aplicações de filtração fina de 3 mm ou 2 mm, até 3,5 MGD (150 L / s). Esta tela é mais apropriadamente empregada a montante de telas finas ou ultra-finas e remoção de areia, mas também é frequentemente usada para proteção de membrana.
Este design de peneiramento usa um painel estático de tela perfurada aço inoxidável que é limpo por escovas ao longo da circunferência do parafuso giratório. As escovas removem os detritos obstruídos nos orifícios perfurados, mas, devido aos bordos afiados destes furos na placa de aço inoxidável, as escovas fazem com que o cabelo e a fibra de algodão sejam cortados ao raspar, com os detritos sendo encaminhados para longe dos furos e para cima na área de compactação e lavagem da tela. Cerca de 15-25% dos filamentos de pelos e resíduos de algodão fibroso são subsequentemente lavados a jusante no lado de água limpa do canal.
-
Peneiras com bandas rolantes ou de degraus (Step Screens)
Estes peneiramentos (figura acima) são normalmente utilizados como um gradeamento grosseiro com abertura de 6 mm instaladas a montante do gradeamento fino ou ultrafino de proteção de membrana fino ou ultrafino com a redução de carga de sólidos aplicada. Pode ter construção em aço inoxidável com furos perfurados, mas é mais comumente oferecido com painéis ranhurados.
O peneiramento gira na direção do fluxo do canal. A limpeza inadequada do painel da tela na parte superior da tela (com água de lavagem e escovas) permite que os detritos sejam transportados para o lado da água limpa da tela e do canal. Portanto, este projeto de engenharia não é recomendado como uma tela de proteção de membrana fina ou ultra-fina. As telas de fluxo contínuo têm muitas partes móveis (corrente, rolos, buchas, pinos, barras de escada, vedações, etc.) para manutenção. Testes independentes mostraram uma taxa de captura de 51% -71% (ver Parte 2 deste artigo, a seguir), limitando sua utilização para gradeamento médio.
-
Peneiras com tambor rotativo de fluxo bombeado
A tela de tambor giratório (rotativa) de fluxo de bombeamento (figura acima) foi originalmente projetada para desidratar lodos e resíduos industriais. As telas agora são comumente fornecidas com arame para abertura continua de 3 mm, 2 mm e 1 mm, malha de arame e orifícios redondos para proteção de membrana em estações de tratamento de efluentes municipais. Porque a tecnologia é projetada para ser totalmente contido, o retorno dos detritos é eliminado. É normalmente preferida para fluxos de bombeamento sob 7 MGD (0,31 m³ /s).
No entanto, a tecnologia é restrita na faixa de taxa de fluxo viável, com maiores fluxos exigindo dois ou mais tambores para processar fluxos de pico. Somente os painéis de tela traseira são submersos nas águas residuais em qualquer momento devido à inclinação dos painéis. Os painéis de tela ranhurados são frequentemente utilizados para maximizar o fluxo e reduzir a perda de carga, mas esses painéis podem ser insuficientemente rigorosos para a proteção da membrana uma vez que permitem frequentemente que filamentos de algodão e cabelo passem através do espaçamento de ranhura continua. Eles são mais apropriados para alta concentração de sólidos e baixos fluxos em vez do inverso.