Abertura do 29º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2018

18 de setembro de 2018
18 de setembro de 2018 acemax

Abertura do 29º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2018

Na manhã de hoje, dia 18.09, foi realizada a abertura oficial do 29º Encontro Técnico/ Fenasan 2018, evento promovido pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, com a presença de expoentes do setor, com destaque para a diretoria da Sabesp e integrantes do seu corpo técnico. E a Acemax marca presença em seu stand representando a espanhola Estruagua. Visite-nos no stand C-03.

A solenidade foi aberta com a apresentação do Hino Nacional pela Camerata da Polícia Militar de São Paulo, de um vídeo institucional dos benefícios sociais da OSCIP AESabesp (investimentos em projetos socioambienteais, bolsas de estudos e promoção de grandes eventos do setor, entre outros) e de outro vídeo de saudação do Governador de São Paulo, Márcio França, que ressaltou o saneamento ambiental como prioridade e afirmou que “a Sabesp pertence à sociedade paulista”, em alusão a sua postura questionadora em relação à privatização do setor.

Na sequência, o presidente da AESabesp, Olavo Sachs, fez seu pronunciamento de abertura, no qual discorreu sobre a preocupação da entidade com as questões sociais, ambientais, de políticas públicas e de fomento tecnológico, a serem mostradas durante os 3 dias de Congresso Técnico e na Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan, que hoje se constitui no maior evento técnico mercadológico da América Latina. Em 2018, a realização tem a parceria da IFAT (Feira realizada na Alemanha e reconhecida como o maior cenário de soluções ambientais, em nível global), que vê em São Paulo-Brasil o grande Polo de difusão tecnológica na AL.

Posteriormente, o deputado federal, João Papa fez suas saudações, com a consideração de que é saudável uma aliança construtiva entre os setores público e privado e de que a Fenasan era um grande exemplo dessa ação.

Já o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de SP, Ricardo Borsari, mostrou clara preocupação com o risco do setor ficar desestruturado, em função da MP 844, do Governo Federal, que abre o saneamento para a privatização. Falou da necessidade de se ouvir todos os agentes e segmentos do setor, sobre a importância dos ativos da Sabesp, aludindo a competência do seu quadro funcional.

O secretário nacional de Saneamento, Adailton Ferreira Trindade, também se manifestou destacando que o evento prima pela inovação tecnológica, condição necessária para o futuro do setor no País e destacou que a Sabesp é exemplo de empresa a ser seguida por todo o Brasil.

Veja abaixo a galeria de fotos do evento.

Palestra de Karla Bertocco – Presidente da Sabesp

Em seu primeiro ano como presidente da Sabesp, Karla Bertocco, discorreu sua palestra com foco na Inovação. Mostrou gráficos de transformação da Sabesp, por meio da gestão das prioridades, cuja configuração final, mostrou números concretos de demanda por água e tratamento de esgoto, agilidade em atendimento aos clientes consumidores, implantação de canais de comunicação por dispositivos entre outros.
Para a atual presidente, a obrigação da Sabesp é sempre se manter na ponta e se antecipar na solução de problemas. Discorreu sobre a rica experiência de superação da crise hídrica há três anos, aliada à capacidade da empresa de lidar com desafios, constituindo-se num dos maiores cases de sucesso. Porém, as cobranças continuam.
Quanto à questão da privatização do setor, Karla Bertocco avalia a concorrência como bem-vinda, desde que não seja desleal, por meio de uma medida impositiva. Defendeu o direito à propriedade dos ativos da Sabesp, que não podem ser subtraídos; ao contrário, as parcerias da empresa (cotou o a participação privada no novo sistema de abastecimento São Lourenço, que desafogou o Cantareira) representam somatória para o atendimento à sociedade.
A cobrança dos clientes, que são os cidadãos de São Paulo, hoje é muito mais intensa, feita por app e demais recursos tecnológicos, exigindo respostas imediatas. “O nosso maior fiscal é a população”, considerou Karla Bertocco, que mostrou os programas inovadores da empresa, como geração de energia por biogás, uso de drones para mapeamentos, aplicação de membranas ultrafiltrantes em tratamento de água, uso de plataformas digitais de atendimento e busca de soluções inovadoras como o programa “Pitch Sabesp – focado em 27 desafios – que pode ser solucionados por estudantes ou startups (está disponibilizado no site da empresa).

Ao final de sua palestra, as autoridades presentes fizeram o desenlace da fita inaugural do 29º Encontro Técnico- Fenasan 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Precisa de ajuda?