A Acemax, de São Paulo, é uma empresa especializada em produtos e serviços para tratamento de água e efluentes, com a realização de projetos que vão desde a equalização de tanques de pré-tratamento até o polimento, reúso e desaguamento de lodo. “Temos expertise para conduzir estudos de diagnóstico e otimizar equipamentos e processos mais adequados a cada necessidade”, diz Celso Rossini, diretor da Acemax, que conta com um portfólio de mais de 270 projetos realizados.
Além da especialização do time técnico, a empresa tem feito parcerias com fabricantes internacionais para a oferta de soluções. O acordo de representação mais recente foi assinado com a espanhola Estruagua, há mais de 30 anos no mercado europeu com a oferta de equipamentos para gradeamento fino mecanizado, plantas compactas de pré-tratamento, raspador de lodo submerso, remoção, adensamento, desaguamento e compactação de lodo e microfiltros rotativos. “São equipamentos que permitem modernizar uma ETE existente”, diz Rossini.
Um outro parceiro da Acemax é a Aquaconsult, empresa austríaca que desenvolve e fabrica sistemas de aeração de bolhas ultrafinas com a marca Aerostrip. Os difusores planos têm eficiência de até 60% na transferên- cia de oxigênio (até 5 kg O2/kWh), ampla faixa de taxa de fluxo (10 a 80 Nm³/h para cada m² de difusor) e vida útil operacional da membrana de até 20 anos. “A aeração consome 50% da energia elétrica de uma ETE. Com esse soprador do tipo parafuso, é possível reduzir a potência em até 20%, tornando a estação muito mais eficiente”, diz o diretor.
Por fim, a empresa tem parceria com a Westfall, especializada em misturadores estáticos de alto desempenho usados em tubulações e sistemas de tratamento de água, efluentes, petróleo, gás e biocombustíveis, produtos químicos, alimentos e bebidas. Com tamanhos de ½” a 120” e disponíveis em vários materiais, os misturadores estáticos Westfall atendem retrofits e atualizações de infraestrutura.
“Todos os equipamentos distribuí- dos são oferecidos com instalação, comissionamento, operação assistida e assistência técnica pós-venda”, diz o executivo. Além dos serviços de consultoria técnica e representação internacional, a Acemax integra o desenvolvimento de negócios na área ambiental, incluindo processos de tratamento anaeróbio de alta taxa, plantas modulares e expansíveis de esgoto, validação de equipamentos de aeração, serviços de engenharia de montagem e controle de perdas.
Notícia originalmente publicada na Revista Hydro, edição Julho/Agosto/Setembro de 2018.