O QUE É AEROSTRIP?
AEROSTRIP® é a marca comercial do difusor plano de bolha fina fabricado pela AQUACONSULT.
Esta marca é sinônimo de eficiência e longevidade na tecnologia de aeração por bolhas finas.
Seu projeto merece o melhor produto: AEROSTRIP®
QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES PARA OS DIFUSORES DE BOLHAS FINAS AEROSTRIP?
Os difusores de bolha fina AEROSTRIP® podem ser usados tanto no tratamento de águas residuárias municipais quanto industriais.
Tecnologias especiais como NEREDA, MBR, MBBR, IFAS, ou SAF provaram que os difusores planos como a melhor escolha para a aeração requerida.
Filme: Conheça mais a família AEROSTRIP®
O QUE TORNA O AEROSTRIP® ESPECIAL, QUANDO COMPARADO COM OUTRAS TECNOLOGIAS DE DIFUSÃO DE AR DISPONÍVEIS HOJE?
O seu formato, a sua membrana com uma perfuração especial proprietária, a sua eficiência, a possibilidade de ser instalado diretamente no fundo dos tanques e, além disso, a sua longa vida útil são características únicas do difusor AEROSTRIP®.
COMO É DEFINIDA A GAMA DE OPERAÇÃO DOS DIFUSORES AEROSTRIP?
Os principais critérios de operação são a chamada taxa de fluxo (fluxo de ar específico relacionado à unidade de superfície da membrana) e a pressão do sistema durante a operação. Em termos de fluxo podemos definir uma faixa para operação contínua e carregamento de longo prazo entre 10 e 80 Nm³ / h / m². O limite superior para picos deve ser considerado como 120 Nm³ / h / m². Veja o gráfico da faixa operacional SOTE.
Os difusores da Membrana Phoenix vêm com uma faixa de operação de 40 Nm³ / m²h até 120 Nm³ / m²h. A taxa de fluxo de ar máxima admissível é 150Nm³ / h²m por superfície difusora.
Um fluxo de ar de <10 Nm³ / m²h não é recomendado. Isso levaria a uma mistura inadequada e má oxenação.
A pressão máxima admissível do sistema através do difusor deve ser limitada a 110 mbar. Medidas especiais para limpeza e redução da perda de carga são necessárias no caso de pressão mais alta do que a mencionada acima.
ETE Verona, Itália
QUAIS SERÃO AS OPERAÇÕES RECOMENDADAS DE MANUTENÇÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA?
A manutenção preventiva é necessária para contar com o maior tempo de operação, como na maioria das tecnologias. O conselho do fabricante para o operador da planta para uma manutenção eficaz seria implementar um monitoramento de pressão funcional (idealmente implementação em tempo real) e registrar todos os dados. Em caso de aumento da pressão do sistema acima das faixas recomendadas, seriam necessárias as seguintes contramedidas:
- Operações: Aumentar o número de ciclos no relaxamento automático (blow-down).
- Dosagem química: Limpeza de ácido por atomização através de injeção de alta pressão
de ácido acético a 80% na tubulação relacionada durante a operação. Pode ser executado em um tanque ou em todas as instalações de uma vez.
- Limpeza física: Limpeza dos elementos AEROSTRIP® com jato de água de alta pressão com dispositivo aprovado (após drenagem e lavagem do tanque dos depósitos de lodos).
QUAL SERIA A VIDA ÚTIL ESPERADA PARA O AEROSTRIP?
Uma vantagem muito importante: a vida útil média das membranas dos difusores de bolha fina AEROSTRIP® pode ser declarada em 10 a 15 anos, em estreita dependência da operação da planta implementada e da interação com o efluente de esgoto. Houve casos com tempo de operação de até 20 anos entre duas trocas de membrana, devido às cargas reduzidas e excelente manutenção.
Membrana em PU e vida útil de 20 anos
EXISTEM MEDIDAS DOCUMENTADAS QUE ATESTAM O DESEMPENHO DOS DIFUSORES AEROSTRIP?
Todos os difusores de bolha fina AEROSTRIP® são totalmente testados sobre sua funcionalidade no fabricante, e todos os registros de teste são armazenados no sistema de qualidade do fabricante AQUACONSULT. Cópias de medições e testes de transferência de oxigênio realizados por partes independentes em plantas comissionadas em todo o mundo podem ser obtidas junto ao fabricante e seus agentes de distribuição, mediante solicitação.