A Gippsland Water está atualmente atualizando a ETAR de Drouin para ter a capacidade de tratar 4,2 MLD de esgoto do município de Drouin.
Como parte do novo processo de lodo ativado com biorreator de membrana (MBR), a Hydroflux EPCO foi contratada para projetar e fornecer um sistema de aeração eficiente e sustentável.
Um sistema de aeração eficiente é um recurso importante para qualquer ETAR, e para esta planta o uso de difusores de bolha fina AEROSTRIP® resultará em mais de 25% de economia de energia em comparação com outros tipos de difusores, além de economia adicional de O&M, uma vez que com o AEROSTRIP® é líder mundial na vida útil da membrana difusora de mais de 12 anos.
Os módulos difusores AEROSTRIP® podem ser dispostos em uma ampla variedade de layouts nos tanques de aeração. Desta forma, a cobertura do piso do tanque pode ser maximizada e a atividade biológica nos tanques de aeração pode ser totalmente otimizada.
Com os requisitos de qualidade de efluentes tratados cada vez mais rigorosos sendo aplicados pela EPA em toda a Austrália, Hydroflux EPCO ofereceu garantias de desempenho para a eficiência de transferência de oxigênio padrão (SOTE) que pode ser alcançada para um sistema difusor AEROSTRIP®. Um teste em tanque com água limpa foi realizado de acordo com os padrões ASCE para o projeto da ETAR de Drouin para provar o desempenho dos difusores AEROSTRIP® antes da entrega. Os resultados para os difusores Drouin AEROSTRIP® excederam a SOTE garantido em mais de 10%. As altas taxas de transferência de oxigênio fornecidas pelos difusores AEROSTRIP® permitirão que a Drouin WWTP atenda aos requisitos da EPA para Nitrogênio Total no efluente tratado.
O entupimento nas membranas é um problema comum que limita criticamente a eficiência prolongada de muitos tipos de difusores e aumenta drasticamente os custos operacionais. Os difusores AEROSTRIP® mitigam a incrustação, bombeando o fluxo de ar em intervalos regulares e liberando quaisquer sedimentos acumulados dos poros da membrana. Esta técnica de limpeza pode ser automatizada e significa que os difusores AEROSTRIP® operam por mais de 12 anos. Uma limpeza periódica com ácido também pode ser realizada enquanto os difusores AEROSTRIP® operam como um método de limpeza mais rigoroso para a remoção de incrustações por cálcio e materiais orgânicos.
O material de poliuretano proprietário superior usado para fabricar a membrana difusora AEROSTRIP® fornece um tamanho de bolha fina consistente para anos de operação. Os difusores AEROSTRIP® operam com alta eficiência por toda a sua vida útil de 12 ou mais anos.
A instalação dos difusores AEROSTRIP® demonstra um sério compromisso com a redução da pegada de carbono da ETAR. Com o processo de aeração contribuindo para uma grande proporção das necessidades de energia de uma ETAR, uma economia significativa de energia pode ser feita utilizando as incríveis taxas de transferência de oxigênio proporcionadas pelo difusor de aeração mais eficiente do mercado.
Ao escolher os difusores de bolhas finas AEROSTRIP®, a Gippsland Water optou por uma solução de aeração eficiente e sustentável que é robusta e comprovada em várias aplicações australianas.
Crédito: HYDROFLUX, Austrália