A maior planta de curtume em wet-blue do mundo, localizada nos Estados Unidos, reduziu drasticamente o custo de transporte de resíduos, obtendo importante economia na operação e manutenção da planta de tratamento, pela utilização de um moderno processo de peneiramento.
O curtimento é um processo industrial desafiador em termos de efluentes gerados e poluição originada no processo, que precisam ser tratados e lançados em segurança.
Esta empresa precisou melhorar o seu tratamento primário na ETE para obter sensível redução de amônia e SST (sólidos suspensos totais), mas também para obter um menor custo no transporte dos resíduos sólidos, uma vez que estes tem que ser depositados em aterros industriais controlados.
Na preparação das peles para o seu curtimento, precisam ser removidos sal, carne e gordura, realizados em um série de processos com cal, sais e sulfito de sódio. Para o curtimento das peles, elas são encharcadas em banhos com cromo.
O efluente da planta de tratamento é muito variável dependendo do que estiver sendo processado.
Originalmente, nesta unidade industrial, o tratamento primário consistia de dois decantadores primários com os sólidos removidos sendo desaguados em prensa por telas numa concentração a 18%. O fluxo segue então para o processo por lodos ativados para o lançamento final em corpo receptor.
O peneiramento fino adequado promove a redução de SST ( sólidos suspensos totais) DQO ( demanda química de oxigênio e SSV ( sólidos suspensos voláteis).
O investimento num peneiramento mais moderno e eficiente permite obter uma importante economia ao longo do ano, pelo menor custo no transporte e disposição dos sólidos primários mais secos e uma melhor qualidade do liquido a ser tratado nas etapas posteriores, bem como com menor uso de produtos químicos tanto na fase primária quanto na secundaria do tratamento e também um menor consumo de energia elétrica.
Curtumes com este peneiramento fino aplicados obtem amplas vantagens, como menor espaço ocupado, da ordem de 10% quando comparado com os tradicionais decantadores primários, além de representarem também um menor consumo elétrico, da ordem de 30%.
A utilização de peneiramento fino mecanizado, como uma solução avançada de tratamento, permite obter SST da ordem de 30% a 50% além de oferecer aos operadores a versatilidade de implantar maiores eficiências nas fases posteriores do tratamento.