É um dos maiores sistemas de filtração terciária da Europa: o fornecimento MITA para a vasta estação de tratamento de água de CUMA, perto de Nápoles, com uma capacidade de tratamento de 1.200.000 equivalentes populacionais. O objetivo do projeto era melhorar o desempenho de purificação da planta.
- Estação de tratamento de esgoto de CUMA, equivalente a 1.200.000 habitantes
- Fornecimento de um dos maiores sistemas de tratamento terciário da Europa: 16 filtros de disco com um total de 2560 m2 de superfície filtrante
- Colaboração com empresa líder no setor: Suez Water Treatment S.p.A.
- Contexto de instalação
Em 2018, a MITA Water Technologies fez parceria com a Suez Water Treatment para fornecer um sistema de filtração terciária à estação de tratamento de esgotos de Cuma, localizada na província de Nápoles. Esta central, operada pela Cuma Scarl, representa um dos maiores sistemas de filtração terciária da Europa.
Vídeo da Instalação do filtro MITA®, assista!
- Solução proposta
A solução proposta pela MITA Water Technologies foi o fornecimento de 16 filtros de disco modelo MSF 32/160 PPC FHD. Esses filtros foram escolhidos como uma atualização dos 24 filtros de tecido anteriores, modelo 28/140 PPC FHD inicialmente propostos. Os 16 filtros de disco foram instalados em tanques de concreto dentro do compartimento de filtração terciário da planta de tratamento.
- Detalhe técnico de operação
Graças à implementação do sistema de filtração terciária com filtros de disco da MITA Water Technologies, a estação de tratamento de Cuma obteve resultados significativos. Os requisitos do cliente, que incluíam a redução de sólidos em suspensão para refinamento de efluentes antes da descarga em águas superficiais, foram atendidos com sucesso. Além disso, a produção total de sólidos suspensos (SST) foi reduzida para menos de 5 mg/l, garantindo água tratada de alta qualidade.
Vista Aérea da ETE de Cuma, Itália
A solução fornecida pela MITA Water Technologies foi apoiada por serviços integrados, incluindo transporte, assistência na instalação, testes e start-up da planta. A perseverança e determinação demonstradas durante as fases de contratação com o cliente foram fundamentais para o sucesso deste projeto.
Funcionamento do Filtro de Tecido MITA®
A unidade filtrante é fornecida completa com acionamento e automatismos, portanto é fácil sua instalação e posta em marcha. A quantidade de discos filtrantes varia de acordo com a vazão a ser tratada e a quantidade de sólidos a ser removida.
Durante a operação, a água não tratada flui para o tanque do filtro e passa através do tecido do filtro de fora para o seu interior, com os sólidos sendo retidos no filtro têxtil. O filtrado então flui do interior do tambor de discos para a saída através do tubo central, subindo na câmara de descarga.
Com o acúmulo de sólidos na tela do filtro, aumenta a resistência à sua passagem, provocando o aumento do nível de líquido no interior do tanque. A partir de uma perda de carga, é iniciado automaticamente um ciclo de limpeza do filtro, sem no entanto provocar a interrupção do processo de filtração. O fluxo com os sólidos removidos na limpeza retorna para estágios anteriores do processo de tratamento.
Saiba também sobre os Filtros MITA®
Aplicações típicas:
- Tratamento terciário, remoção de SS e DBO das águas residuarias
Filtração após decantador secundário devido a escuma, bulking, sobrecarga, etc.
- Separação de solidos após tratamento físico-quimico em plantas industriais
Remoção de micro poluentes
- Pré-tratamento de água de rios e lagos e remoção de algas.
- Água de filtração industrial, água de resfriamento, agricultura, água de resfriamento para usinas de energia e usinas siderúrgicas, etc.
- Pré-tratamento para processos avançados (carvão ativado, torre de íons, ozônio, UV) e R/O, N/F.
- Tratamento primário de águas residuais em substituição de decantadores.
- Remoção de Fósforo.