FILTRO DISCO DE TECIDO

Filtro Disco

A filtragem final da água que vem das estações de purificação oferece muitas vantagens e compensa a falta de processo possível. Valores elevados de Sólidos em Suspensão (SS) sempre envolvem variações negativas até mesmo de outros parâmetros. 

Requisitos como a melhoria da qualidade do efluente final, a adaptação das estações às novas condições de funcionamento e a recuperação da água para utilização industrial ou agrícola são as novas necessidades que se apresentam aos operadores de estações de tratamento de águas residuarias. As intervenções corretivas são muitas vezes condicionadas pela falta de espaço.

A MITA Water Technologies propõe um sistema de filtragem de tecido simples e eficaz para resolver esses problemas. Este processo é semelhante à filtração de areia devido aos resultados obtidos. Além disso, o conceito de fabricação dos filtros de tecido permite a retrolavagem durante a operação sem parar o equipamento e depois a filtração; permite uma perda de carga mínima (máx. 0,5 mca), consumo de energia reduzido e requisitos mínimos de espaço.

Os filtros de tecido são constituídos por uma estrutura de suporte (tambor ou disco), revestida por um tecido filtrante polstoff especial constituído por fibras sintéticas com espessura de 4 – 5 mm.

Os filtros são dotados de dispositivo de retrolavagem dos tecidos, comandado por sensores de nível. Numerosos modelos estão disponíveis com uma capacidade de trabalho variando de 10 m3/h até mais de 800 m3/h para uma única unidade de filtração.

A tecnologia e a experiência de aplicação da MITA Water Technologies oferecem máquinas de alta confiabilidade e simplicidade de uso, com baixíssimos custos de investimento, operação e manutenção.

Funcionamento da Filtração

O filtro de tecido é constituído por um tambor ou, alternativamente, por discos filtrantes montados em um eixo oco central. A filtragem é feita por gravidade com a máquina parad e utiliza a diferença de nível entre a entrada e a saída da mesma. Os discos (ou o tambor) funcionam completamente imersos na água a ser tratada.

Durante a fase de filtração, os sólidos são retidos pelo pano polstoff especial. O nível mínimo de água no tanque que contém o filtro é controlado por um vertedor colocado no lado da saída de água limpa. Com o aumento do depósito de sólidos sobre o pano, aumenta a resistência hidráulica na passagem e, consequentemente a diferença entre os níveis de entrada e saída.

Ao atingir uma diferença de 15 a  20 cm entre esses níveis, ativa automaticamente o processo de limpeza do pano.

Para limpar o tecido, necessário para restaurar sua capacidade de filtragem, os discos (ou tambor) são girados lentamente. Os sólidos são retirados em decorrência da passagem da retrolavagem pelo tecido, com uso da água já filtrada por uma bomba de sucção; esta bomba é ligada a bocais de sucção especiais, que ao aderirem às paredes de cada disco ou tambor fazem com que a fibra livre do filtro de pano se estique facilitando a liberação das partículas de lodo ali retidas.

O contato do bocal de sucção com o filtro de tecido gera a recompressão das fibras livres e a consequente formação de um painel de filtração uniforme.

O filtro de tecido nos filtros de tambor ou disco é feito de polstoff livres de fibras (comprimento de fibra de 10 a 12 mm e diâmetro de 13 a 27 µ preso a um grande tecido trançado que serve de suporte). O tipo de filtração obtida é comparável à filtração profunda dos filtros de areia e não à filtração superficial dos filtros de tela monofilamentar.

Modelo: DISC series PEC – PEC VM

Na série PEC – PEC VM (VM = tanque de metal), a lavagem dos tecidos é feita com bombas, cada uma delas servida por dois ou mais discos. As bombas são acionadas em sequência para não atrapalhar a funcionalidade do sistema.

A solução PEC – PEC MT é ideal para sistemas autônomos de pequeno a médio porte com cargas pesadas e extremamente variáveis. O maior modelo desta série pode processar uma carga igual a uma comunidade de aproximadamente 20.000 PE.

Os vários modelos podem ser instalados em paralelo para obter várias capacidades de trabalho.

Modelo: DISC series PPC – PPC VM

A série PPC – PPC VM (VM = tanque de metal) foi desenvolvida para usinas de médio-grande potencial.

Para filtros desta gama, a lavagem dos tecidos é feita apenas com duas bombas (das quais uma bomba de reserva) que servem todos os discos.

A seleção dos discos nos quais realizar a retrolavagem (em sequência) é realizada por meio de válvulas de dupla ação com controle pneumático.

O maior modelo padrão desta série possui uma superfície filtrante de 160 m2 que pode processar uma carga igual a uma comunidade de aproximadamente 50.000 PE.

Uma característica singular desta série é o baixo consumo de energia, ainda mais perceptível com o aumento do potencial da planta.

Vantagens e Aplicações

Campos de aplicação

Tratamento terciário: os filtros de tecido são utilizados com grande sucesso para a filtração terciária a jusante de tanques de decantação secundários em estações de tratamento biológico de águas residuarias, tanto municipais como industriais. Sua aplicação surgiu da necessidade de se ter uma qualidade cada vez maior da água no ponto de entrada do corpo receptor. A taxa de remoção de sólidos em suspensão é muito alta e a concentração a jusante do filtro é de < 5 mg/l. Os filtros de tecido da MITA Water Technologies geralmente desempenham uma importante função de barreira para o derramamento de lodo leve que, de outra forma, excederia o limite de concentração de sólidos suspensos na descarga. A simplicidade de construção e operação dessas máquinas são fundamentais, assim como a mínima necessidade de manutenção de rotina e suplementar.

Redução de fósforo: nas estações de purificação, a redução da concentração de fósforo nos efluentes lançados em corpos d’água pode ser feita com dois tipos de tratamento: precipitação simultânea de fósforo em tanque de oxidação de lodo ativado, com dosagem química adequada; mais precipitação de fósforo em uma solução em tanques dedicados chamados “pós-precipitação” a jusante da decantação secundária, novamente com o produto químico certo. Em ambos os casos, o filtro de tecido inserido como última etapa da filtração resolve a função fundamental de separação do lodo contido no fósforo. Dada a taxa muito elevada de remoção de sólidos (TSS < 5 mg/l), obtêm-se concentrações muito baixas deste elemento.

Desinfecção de pré-filtração a montante com UV: a desinfecção de águas residuarias purificadas antes do influxo de corpos de água receptores é cada vez mais feita com sistemas UV. Estes sistemas por razões de eficiência de funcionamento UV, redução do consumo de energia e incrustações nas superfícies das lâmpadas UV exigem que a água a tratar tenha um teor muito baixo de sólidos em suspensão; em geral, é necessária uma concentração inferior a 10 mg/l. O filtro de tecido pode ser perfeitamente incluído no tratamento UV a montante, garantindo generosamente a qualidade da água solicitada e, portanto, a eficiência do sistema de desinfecção.

Filtração a jusante de tratamentos químico-físicos: alguns processos de produção no campo da indústria levam à produção de água poluída de metais, por exemplo, na forma solúvel iônica que pode ser separada na forma de flocos de lodo devido à dosagem adequada do produto químico. A separação deste lodo pode ser obtida com a utilização dos filtros de tecido, cuja tela também se adapta ao tipo de lodo químico.

Sedimentação secundária a jusante dos processos de biomassa imobilizada: o filtro de tecido é utilizado para substituir a decantação secundária apenas nos casos em que o tratamento biológico é realizado com tecnologias como biomassa imobilizada, biodiscos e filtros percolantes. Nestes casos, as águas residuais da etapa biológica têm uma concentração de lodo tão elevada que podem ser tratadas diretamente com um filtro de tecido (sem etapa de decantação secundária), o que garante que a descarga tenha um teor de sólidos em suspensão seguramente inferior a 35 mg /l e quase sempre inferior a 10 mg/l. A este respeito, a MITA Water Technologies desenvolveu uma planta biocombi compacta que combina biorulli® e a sedimentação secundária com o filtro de tecido, que representa a aplicação dos exemplos acima.

Processos de pré-filtração por membrana a montante: no caso de tratamentos muito completos de águas residuarias municipais ou industriais com o objetivo de reutilizar a mesma água no setor industrial e às vezes no setor publico, tecnologias de ultrafiltração e osmose reversa são usadas com as membranas. A utilização de osmose reversa requer um fornecimento de água com um teor muito baixo de sólidos suspensos de forma a proteger ao máximo as membranas de incrustações, limitando assim a frequência das lavagens necessárias para manter o desempenho do sistema. Mesmo neste caso, o filtro de tecido é um sistema de filtragem ideal para um tratamento a montante com membranas de osmose reversa.

Pré-filtração de águas superficiais: as águas superficiais, muitas vezes utilizadas para o abastecimento de água potável, passam por uma pré-filtração, como primeiro tratamento, indicada para a separação de partículas sólidas na forma de lodo, microalgas e outras. sistema de filtração útil para este fim com ou sem um tratamento de floculação a montante.

Vantagens do sistema

  • Filtração por gravidade com perda de carga limitada
  • Filtração contínua sem unidades de espera para as fases de retrolavagem
  • Filtro de tecido em polstoff livre de fibra com alta resistência mecânica
  • Alta taxa de filtração (concentrações de TSS < 5 mg/l na descarga)
  • Retrolavagem de tecido com baixíssimo consumo de energia
  • Sem aerossóis e poluição sonora
  • Flexibilidade em caso de sobrecarga e autorregulação em relação aos parâmetros de entrada
  • Dimensões mínimas
  • Consumo elétrico reduzido (máx. 1,9 kW por equipamento)
  • Baixos volumes de água de retrolavagem
  • Operação simples, nos modelos monobloco ou tanques de concreto
  • Manutenção limitada
  • Acesso direto a todos os utilitários
  • Impacto ambiental limitado

Cases e Informações Adicionais

[/vc_column_inner][/vc_row_inner]

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Precisa de ajuda?