Desde 2006, os robustos e duráveis difusores de bolhas ultra-finas AEROSTRIP® estão em operação nesta ETE, tratando uma vazão de 20.000 m³/d.
A associação de águas residuais Grazerfeld na ETAR de Wildon; uma estação de tratamento de águas residuais, tem capacidade para atender 120.000 habitantes no sul da Estíria (Áustria)
VEJA O FILME DA PLANTA DE TRATAMENTO
Um total de 1290 difusores AEROSTRIP® estão instalados em 4 tanques biológicos, sendo 2 do tipo carrossel.
A membrana de poliuretano proprietário do AEROSTRIP® permite que seja obtida uma vida útil superior a 15 anos, sem necessidade de sua substituição, mantendo praticamente inalterado a eficiência de transferência de oxigênio original.
Veja as vantagens do AEROSTRIP®: sua longa vida útil operacional e o alto desempenho e eficiência energética entregues pelo difusor AEROSTRIP® são totalmente respaldados em mais de duas mil referências disponíveis em todo o mundo, desde seu lançamento em 1986.
O projeto da planta preconizou a utilização de tecnologias de equipamento de alta eficiência energética, para um mínimo de manutenção e longa vida útil.
LEGENDA:
1-Administração 2-Cancela 3-Purificador de areia 4-Casa 5-Remoção de areia e gordura 6-clarificador primário 7-Remoção de Bio P 8-Estação de sulfato férrico 9- Bacia central
10-Tanque de aeração I (BSU I) 11-Tanque de aeração II (BSU II) 12-saída de coletor 13-Clarificador secundário 14-Coletor de saída de emergência 15-Salão de contêineres de lodo
16-Biofiltro 17-Desidratação de lodo 18-aditivos e USD 19-Sala de microturbinas a gás 20-torre de digestão 21-Pós-fermentador 22-Sala de baixa tensão 23-Casa de caldeira
24-Prédio de operações/laboratório/sala de controle 25-Engenharia 26-Área de Treinamento
O lodo primário e biológico permite obter um elevado aproveitamento de biogás e a correspondente energia.
O consumo elétrico anual é de 2.200.000 kwh, com uma produção própria de energia de 1.540.000 kwh
Há um programa contínuo de treinamento da comunidade, visando evitar o lançamento de materiais indesejáveis na rede coletora de esgoto, que provocaria danos nas instalações e perda de eficiência operacional, com maiores custos de manutenção. As figuras abaixos são sugestivas desta abordagem e aplicação de treinamento, principalmente junto as escolas.