MBR – Pré tratamento com peneiramento adequado – Parte 4

4 de abril de 2017 acemax

MBR – Pré tratamento com peneiramento adequado – Parte 4

Em continuidade com nossos artigos semanais sobre Pré-Tratamento com Peneiramento Adequado, chegamos à nossa quarta parte do artigo. Hoje, nos aprofundaremos um pouco nas informações sobre outros modelos de Peneiras Automáticas disponíveis para aplicação em pré-tratamento. Vamos lá?

  1. Peneiras de tambor rotativo de fluxo de gravidade

    Fluxo a gravidade, peneiramento com tambor rotativo

Estes gradeamentos reduzem significativamente o by-pass dos sólidos, reduzindo o volume de material não capturado, uma vez que podem ser seladas para acomodar aberturas de 1 mm, 0,5 mm e 0,25 mm para capacidades de peneiramento ultrafinos. O parafuso integral remove sólidos para um sistema de lavagem e compactação que fornece um sistema integral de captura e manuseio dos sólidos. A manutenção do tambor rotativo submersível e peças é muitas vezes realizadas com um mecanismo de basculação que traz o tambor para o nível do piso para reparos. Quando operado nas condições adequadas de entrada, tipo de tela e velocidade de saída, este tambor é extremamente eficiente. As telas simples são adequadas para peneiramento fino e ultrafino até 12 MGD (0,53 m³ /s ou menos).

Por outro lado, esta tecnologia tem muitas partes móveis para serviços e manutenção em comparação com telas de tambor de entrada simples e dupla que operam em uma unidade de cremalheira e pinhão. O rolamento de tela está sempre submerso em águas residuais e precisa ser substituído a cada 3-3,5 anos de serviço. Não se dimensiona bem devido ao ângulo e cobertura limitada da área de cobertura do painel à água.

  1. Peneiras de banda rotativa de fluxo central e de fluxo duplo

a) e b) Fluxo duplo e fluxo central em banda filtrante

Estas telas são capazes de zero transferência e by-pass de sólidos. Elas têm a maior taxa de captura independente de todas as telas quando comparado com outras esteiras de peneiramento, e são usados universalmente nos tratamentos primários e como uma tela de proteção de membrana MBR. Essas telas podem ser fabricadas com painéis de abertura de furos redondos de 10 mm, 6 mm, 3 mm e 2 mm e podem processar fluxos de até 120 MGD (5,26 m³/s) com uma abertura de 6 mm e 60 MGD (2,63 m³/s) com aberturas de 3 mm e 2 mm. No entanto, estas tecnologias têm muitas partes móveis (corrente conectiva, rolos, buchas, pinos, barras de escada, vedações, etc) que requerem serviços e manutenção, com a vedação exigindo inspeção regular e substituição. Enquanto este tipo de tela pode ser empregada com painéis de tela de abertura de 1 mm, isso não é recomendado devido à limitação de tolerância da vedação com este projeto.

  1. Tambor rotativo, entrada simples, entrada dupla e tambor com telas dueto

Peneiramento de tambor Topo a) entrada simples b) entrada dupla c) dueto em fluxo bombeado d)-e) dueto em fluxo por gravidade

f)-i) peneiras de dupla entrada

Estas telas oferecem a vantagem de ter apenas duas partes móveis: a unidade de cremalheira e os rolamentos. Eles são, portanto, fáceis de manter e de serviço, uma vez que não há peças móveis submersas no efluente. Os vedantes estão em pleno contato com uma barreira grossa de folha de polietileno parafusada à parede civil; Selagem pode ser tão baixo quanto 0,15 mm. Os tambores simples são capazes de processar 800 MGD (35 m³/s) com painéis de tela de abertura de 6 mm e 400 MGD (17,5 m³/s) com painéis de abertura de 1 mm ou 0,5 mm.

As telas de tambor Duet fornecem peneiramento grosso e fino / ultrafino numa configuração de tambor. O dueto usa a mesma unidade simples de cremalheira e pinhão de baixa manutenção como as grandes telas de cilindro de entrada única e dupla. Com variação da profundidade de tanques inclinados, os tambores de dueto podem remover a areia das águas residuarias, bem como peneiramento até 0,5 mm. O dueto pode capturar fluxos até 20 MGD (0,88 m³/s). A tecnologia torna-se frequentemente a escolha mais recomendada e eficiente, uma vez que substitui uma tela grosseira, um sistema de remoção de areia e duas telas finas ou ultrafinas de configuração, com redução dos custos e implantação civil.

No entanto, as grandes telas de tambor de entrada única e dupla não diminuem economicamente. Normalmente são considerados somente quando houver fluxos superiores a 50 MGD (2,2 m³/s) com aberturas de 6 mm e 25 MGD (1,1 m³/s) com aberturas de 2 mm, 1 mm e 0,5 mm, ou quando competem economicamente contra três ou mais outras telas de desenho diferente. Esta tela geralmente requer canais que excedem 3,0 m de profundidade. As telas de dueto são importantes quando as cargas de sólidos excedem 8,0 cu.ft. por MGD, enquanto o tambor dueto se torna mais competitivo economicamente em fluxos superiores a 3,5 MGD (1,5 m³/s) ou quando estão substituindo telas múltiplas e um sistema de remoção de areia.

Resumo

Nas partes iniciais ( 1 a 4) deste artigo, foram fornecidos um resumo dos diferentes tipos de telas MBR disponíveis e em uso hoje. O peneiramento representa talvez o componente mais importante de um esquema de tratamento baseado em MBR biorreactor de membrana para tratamento de águas residuárias municipais.

A seleção e o dimensionamento adequados, juntamente com a manutenção preventiva, da tela é de importância crítica na obtenção da boa operação da planta. Isso inclui a seleção e O & M da tela grossa primária e tecnologia de remoção da areia, uma vez que isso reduz a carga sobre o peneiramento e, portanto, protege tanto a tela fina e a membrana MBR a jusante.

Tal como acontece com a membrana em si, a velocidade através da tela – análoga ao fluxo através da membrana – é o parâmetro de design chave e, como com a própria membrana, há pouca justificativa financeira para sub especificar a tela nesta base dado o potencial Impacto nos custos operacionais.

Saiba mais sobre os critérios de peneiramento para MBR

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Precisa de ajuda?