Os filtros de tecido aplicados na estação de tratamento de águas residuais de Sant’Antonino Ticino
A estação de tratamento de águas residuais de Sant’Antonino Ticino é propriedade do Consórcio voluntário “Tutela Arno Rile e Tenore” que inclui 25 Municípios da Província de Varese.
Os filtros de tecido da MITA Water Technologies S.r.l. contribuiu para a construção do trecho de tratamento terciário da estação de tratamento de esgoto Lonate Pozzolo, na localidade de San Antonino Ticino.
Esta filtração terciaria é especificamente projetado para aplicações de água e esgoto a fim de maximizar a remoção de sólidos em uma ampla gama de tamanhos.
Filamentos têxteis longos e resistentes capturam as partículas suspensas, com uma filtração mais profunda e eficaz.
Estes foram os objetivos da intervenção:
- remoção de sólidos em suspensão que possam escapar da decantação secundária e daqueles formados na seção pós-precipitação de fósforo, colocada a montante da seção de filtração de tecido;
- cumprimento do valor definido para o parâmetro SST para descarga em massa de água superficial, de acordo com o Decreto Legislativo Italiano nº 152/99.
- A água tratada sai dos tanques de decantação secundária e possivelmente é tratada posteriormente na seção de pós-precipitação. Em seguida, é enviado para a seção de filtração terciária feita com filtros de disco, onde o meio filtrante é feito de tecido Polstoff.
Deste ponto, as águas filtradas com baixíssimo teor de SST (geralmente <5 mg SST/l) são encaminhadas para o esgoto.
A Filtro Disco de Tecido MITA Water Technologies forneceu 12 filtros de disco tipo MSF 24/120 PPC, cada um com uma área de filtragem de 120 m², totalizando 1.440 m².
Funcionamento:
A unidade filtrante é fornecida completa com acionamento e automatismos, para fácil instalação e posta em marcha. A quantidade de discos filtrantes varia de acordo com a vazão a ser tratada e a quantidade de sólidos a ser removida.
Durante a operação, a água não tratada flui para o tanque do filtro e passa através do tecido do filtro de fora para o seu interior, com os sólidos sendo retidos no filtro têxtil. O filtrado então flui do interior do tambor de discos para a saída através do tubo central, subindo na câmara de descarga.
Com o acúmulo de sólidos na tela do filtro, aumenta a resistência à sua passagem, provocando o aumento do nível de líquido no interior do tanque. A partir de uma perda de carga, é iniciado automaticamente um ciclo de limpeza do filtro, sem no entanto provocar a interrupção do
processo de filtração. O fluxo com os sólidos removidos na limpeza retorna para estágios anteriores do processo de tratamento.
Vídeo recomendado: https://www.youtube.com/watch?v=ywnLOn15uNw
Aplicações típicas:
- Tratamento terciário, remoção de SS e DBO das águas residuarias
- Filtração após decantador secundário devido a escuma, bulking, sobrecarga, etc.
- Separação de solidos após tratamento físico-quimico em plantas industriais
- Remoção de micro poluentes
- Pré-tratamento de água de rios e lagos e remoção de algas.
- Água de filtração industrial, água de resfriamento, agricultura, água de resfriamento para usinas de energia e usinas siderúrgicas, etc.
- Pré-tratamento para processos avançados (carvão ativado, torre de íons, ozônio, UV) e R/O, N/F.
- Tratamento primário de águas residuais em substituição de decantadores.
- Remoção de Fósforo.
Fonte:
https://www.mitawatertechnologies.com/en/prodotti/cloth-filters-description/