Estações de Tratamento de Água modelo compactas são selecionadas devido sua fácil operação e manutenção tornando-se atrativas e com elevado custo-benefício.
São projetadas de forma moduladas e fornecidas de acordo com as exigências de cada cliente, e tipicamente compreendem as etapas de coagulação, floculação, decantação de alta taxa, filtração e desinfecção final.
AS ETAs compactas da SIGMA são de construção robusta com aplicação de materiais de elevada resistência, adequados ao ambiente de trabalho a que se destinam, para uma maior segurança operacional.
A capacidade de abastecimento de Lages subirá mais de 34% com obra da nova Estação de Tratamento de Água
Com capacidade nominal de 300 litros por segundo, Lages está recebendo uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA.
A ampliação da produção na nova Estação de Tratamento será de 670 litros por segundo para 900 litros por segundo, o que significa abastecimento suficiente para uma cidade de 450 mil habitantes depois de a obra estar concluída e em funcionamento operacional pleno.
A Estação de Tratamento de Água de Lages tem 40 anos. O tratamento é eficiente e a partir desta ampliação, com equipamento também de alta tecnologia, o atendimento à população neste quesito será melhor ainda, com o mínimo de risco possível de falta d’água.
O que será executado
A empresa Sigma realizará os trabalhos de elaboração de projeto executivo, execução, instalação e operação inicial da Estação de Tratamento de Água (ETA), com projeto em aço e capacidade nominal de 300 litros por segundo, aberta e pré-fabricada, será implantada junto à atual, que trata de 670 a 700 litros de água por segundo.
Assim que a recuperação da ETA estiver concluída, a Semasa ficará com uma capacidade disponível de 900 litros por segundo, permitindo uma demanda segura, com a operação das duas Estações de Tratamento, em funcionamento conjunto. A nova configuração da ETA possibilitará trabalhos de manutenção e recuperação da Estação, simultaneamente irá assegurar o fornecimento à população lageana para as próximas décadas.
“Lages é uma cidade com cobertura de 100% em abastecimento e o novo aparelhamento só vem a facilitar a vida dos gestores e da população lageana”, celebra o secretário municipal de Águas e Saneamento, Jurandi Agustini.
Fonte: lages.sc.gov.br – Semasa 12/1/2021